De Medellín a Aparecida: registros da trajetória da Igreja na América Latina
No marco do cinquentenário da Conferência Episcopal de Medellín, em 1968, o Observatório da Evangelização divulga o importante documentário: “De Medellín a Aparecida – 40 anos da Igreja Católica na América Latina“. Lançado no ano de 2007, este documentário de 52 minutos narra trecho singular e significativo, de 1968 a 2007, da história da Igreja Católica na América Latina. A busca de recepção da revolução do Concílio Vaticano II na Igreja Católica da América Latina.
“Que tenham a lucidez e a valentia do Espírito para promover a justiça social, para amar e defender os pobres, para servir com a força do amor evangélico e com a sabedoria da Igreja, mãe e mestra, resolver os problemas da sociedade moderna.“
Papa Paulo VI, primeiro Papa a visitar a América Latina, na abertura da Conferência Episcopal de Medellín, em 1968.
Com depoimentos, dentro outros, de…
- Mario Sergio Cortella;
- Pe. José Oscar Beozzo;
- Pe. Edênio Valle;
- Dom Cândido Padin;
- Leonardo Boff;
- Dom Paulo Evaristo Arns;
- Dom Oscar Romero;
- Dom Luciano Mendes de Almeida;
- Dona Rosalina;
- Ir. Cida;
- Dom Orlando Dotti;
- Benedito da Silva;
- Dona Araci;
- Esperança Santana;
- Dom Helder Câmara
- Por um lado, mostra uma Igreja profética, que em contexto de desigualdade social pecaminosa faz opção preferencial pelos pobres, uma Igreja pelos pobres e contra a pobreza, uma Igreja da libertação, uma Igreja pobre e para os pobres, com prometida com a justiça social e a construção de outra sociedade possível. Por outro, mostra também a tentativa de concretização de uma Igreja que faz um anúncio de Jesus Cristo com indiferença à dinâmica dos acontecimentos históricos na sociedade, uma Igreja voltada para cuidar da dimensão espiritual, sem qualquer função ou preocupação sociopolítica e econômica, uma Igreja que concebe evangelização como realidade distante da questão sociopolítica, uma Igreja carismática “pentecostal”.
Direção: Ricardo Martensen
Produção: TV PUC SP e Trilha Mídia
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=3hU6qG2QVCA