A caminho do 14º Intereclesial das CEBs

Os Encontros Intereclesiais começaram pequeninos como qualquer broto. Depois, tornaram-se vigorosos e marcantes marcos celebrativos, de troca de experiências e de ações afirmativas que confirmavam a “Fé na Caminhada e a Caminhada da fé”.

No contexto da proximidade do 14º Encontro Intereclesial das CEBs, que acontecerá em Londrina, de 23 a 27 de janeiro de 2018, o Observatório da Evangelização convida você a cultivar a memória significativa de um trecho da caminhada de fé, concretizada pela Igreja dos pobres.

“Na Terra Santa da Baixada” é um vídeo que registra a importante memória do 7º Encontro Intereclesial das CEBs, no ano de 1989, em Duque de Caxias, RJ. O tema deste evento eclesial foi: “Povo de Deus na América Latina a caminho da Libertação“. Para criar clima e aquecer o coração, a letra de uma canção, do profeta e poeta popular das comunidades, Manelão, chamada “Terra da libertação”. Este profeta, artista de pé no chão e bastão na mão terminou sua missão entre nós e “no peito errante já amanheceu” a Páscoa definitiva. Nosso querido Manelão faleceu no dia 10/12/2011. Não há mais “noite escura”! Só a Luz radiante!

TERRA
Da terra tão seca já brota uma flor, afagando prantos e gritos de dor. Correntes se quebram, as cercas tombando, uma nova era da história brotando. Dentro da noite escura, da terra dura do povo meu, nasce uma luz radiante no peito errante já amanheceu.

1. Mãos se entrelaçam na luta por pão, repartindo a terra da libertação, regada com sangue, com prantos de dor. Silêncio se quebra num grito de amor.

2. Ninguém pára as águas que correm pro mar, nem mata a semente de um novo raiar,  que brota do povo, em corrente de união, cultivando a terra da libertação.
(Fonte: Rede Celebra)

Fonte: