O coração da obra de Dom Bosco

De uma janela do CENTRO JUVENIL DOM BOSCO, no Bairro Madre Gertrudes, divisei essa bela imagem de uma parte da Cabana do Pai Tomás. Camilla Moreira e eu, conhecendo o trabalho social dos Salesianos na Arquidiocese de Belo Horizonte, estávamos mexidas pelas histórias que escutávamos e, muito mais, pelo brilho dos olhares das crianças e adolescentes com os quais cruzávamos pelos corredores, pátios e salas a todo momento. De cara, duas impressões: uma proximidade terna entre educadores e educandos e uma sensação de liberdade… diferente de outros ambientes educativos, porque – naquele primeiro olhar – notava-se que aquelas crianças e adolescentes, todos em alguma atividade, pareciam escolher o que desejavam fazer ali, e isso era prazeroso de se ver.

Conhecemos depois o CESAM e a CASA DOM BOSCO. Há muito o que relatar desse processo de observação…

A partir de hoje, gradualmente, publicaremos algo do que conseguimos captar acerca do Sistema Salesiano de Ação Social, através dessas três obras, que atuam preventivamente, junto às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social em Belo Horizonte.

Envolve-nos seus depoimentos, seus princípios, suas conquistas. Deixo você agora com aquele que, por conhecer tão bem o coração de Dom Bosco, deu início a essa obra entre nós: Irmão Mesquita. Grande articulador da Pastoral do Menor e mentor do CESAM.

Tânia Jordão.

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=fvA00l_Q2ck