Ir para página principal

Um olhar sobre a Pastoral Universitária - Entrevista

ABERTURA DE HORIZONTES

A realização de orações bíblicas, abertas, ecumênicas; a atuação da Pastoral em jornadas de formação realizadas pela Prefeitura de Contagem, visando o fortalecimento da tolerância religiosa; as ações relacionais cotidianas; o cultivo da espiritualidade; o desafiador trabalho comunicacional, inclusive na programação da TV;  a participação em “Jornadas de Pesquisa, Extensão e Pastoral” e em “Jornadas mais que Jurídicas”, dentre tantas outras práticas, apontam para a abertura da Pastoral Universitária de Contagem e nos ajudam a compreender as razões de sua credibilidade junto à comunidade local.

Esta é a nossa conclusão após a entrevista com o Professor José Ruiz Guillén(Pepe), coordenador da Pastoral Universitária PUC Minas no Campus de Contagem. Destaca-se, pois, no percurso realizado ali pela Pastoral Universitária a exitosa busca de caminhos para o diálogo com a academia através da promoção de atividades conjuntas.

Tânia Dias Jordão

OE: Quais são os “espaços criativos de evangelização” presentes em seu contexto universitário e como se concretiza a evangelização no seio da mesma?

Pepe: O “locus” da Pastoral Universitária é a Universidade. Não está limitado ao espaço físico do campus, mas se espalha da mão da academia chegando – como realidade ou desejo – à comunidade, à sociedade. Nesse sentido, a Pastoral está presente, de maneira explícita ou implícita, no ensino, na pesquisa e na extensão. Cada situação tem suas especificidades e requer presença e criatividade.

Há também o espaço físico – capela – disponibilizado para celebrações religiosas, conversas com as pessoas da comunidade acadêmica, cultivo e expressão da espiritualidade.

OE: Há necessidade de uma adequação da linguagem eclesial ao meio universitário? De que maneira se dá o acesso ao conhecimento da fé cristã e quais meios a Pastoral PUC Minas utiliza para promover a experiência cristã no campus Contagem?

Pepe: A linguagem sempre é uma questão a ser observada. Trabalhamos com a TV na divulgação de notícias de atualidade da vida acadêmica, social e eclesial através da divulgação de vídeos oriundos do youtube e alguns filmes elaborados com o Movie Maker (aliás, seria interessante se os programas produzidos pela PUC TV fossem legendados). No ano de 2017 não tivemos nenhuma ação direcionada para a iniciação da fé. Atualmente nas quartas e sextas, às 18:30, acontecem dois encontros de oração, um relacionado ao GOU, outro à oração bíblica na qual se favorece a partilha e a comunhão. Temos conversas iniciais para fazer deste um encontro aberto e ecumênico.

OE: Considerando a iniciativa descrita acima, a Pastoral consegue interagir com outros credos e saberes presentes na Universidade? Como a dimensão ecumênica de toda ação evangelizadora se explicita na Pastoral?

Pepe: Dentro do campus existe um respeito explícito às crenças e às pessoas. São divulgados e praticados valores humanos que acreditamos ser supra religiosos.

OE: No que concerne ao âmbito externo da PUC, como se dá a interação da Pastoral com as realidades sociais que nos interpelam? 

Pepe: Como Pastoral Universitária temos participado por dois anos em mesas organizadas pela prefeitura de Contagem com motivo de jornadas de formação permanente dos professores da rede municipal com temáticas sobre tolerância religiosa.

Algumas ações relacionadas a instituições próximas  (creches), como campanhas de  arrecadação de alimentos e campanha da solidariedade.

OE: Ainda na perspectiva da abertura dialogal, a Pastoral da PUC Minas tem experiências de parcerias com outras instituições, fora do âmbito desta universidade?

Pepe: Não

OE: Através das ações levadas a termo pela Pastoral, é possível dizer que ela contribui para que estudantes desta instituição participem ativamente para a construção de um mundo mais ético e justo?

Pepe:  Certamente sim. Há sempre a preocupação com a informação e a conscientização com as situações e motivações.

OE: Sabe-se que há a celebração da Eucaristia nas diferentes unidades da PUC. Além da vivência sacramental, quais são os momentos oferecidos à comunidade acadêmica para experimentar e viver a fé cristã?

Pepe: Encontros de oração e espiritualidade programados e que acontecem regularmente e aqueles relacionados a momentos significativos, como  a Campanha da Fraternidade, da Solidariedade, homenagem pelo dia do professor… Participamos da recepção de calouros e outros eventos institucionais onde a presença da Pastoral é sempre ética e coerente com o evangelho.

OE: Não se constroem mais capelas na PUC Minas, mas Centros de Espiritualidades. O que há subjacente nessa mudança?

Pepe: Em Contagem contamos com uma capela. Mas ela é um espaço físico que faz parte da proposta da Pastoral Universitária. As ações Pastorais acontecem nas relações com as coordenações, no teatro, nos encontros casuais com professores, alunos e funcionários, na programação da TV etc

OE: Quais os projetos pastorais mais desafiadores para vocês? Há outros projetos também, de formação humanística, por exemplo, ou de cunho social, que são encampados pela Pastoral?

Pepe: Os projetos mais desafiadores são os relacionados com a comunicação. A estrutura do campus e sua localização não são as melhores para facilitar encontros. Assim precisamos investir e inovar em programação, conteúdos e meios, redes sociais etc.

OE: O que mais você gostaria de dizer a quem nos acompanha nesta entrevista?

Pepe: A participação da Pastoral nas “Jornadas de Pesquisa, Extensão e Pastoral” (anuais), assim como nas “Jornadas mais que Jurídicas” (semestrais) são grandes desafios e oportunidades que nos permitem expressar nossa visão da presença da Pastoral Universitária, pois são encontros nos quais aparecem e se produzem o diálogo com a academia, o testemunho dos participantes, o envolvimento com professores e alunos.

A Pastoral tem conseguido manter e garantir presença, respeito e credibilidade na comunidade acadêmica.