Ir para página principal

Cultura do Encontro: Pastoral Universitária em foco

“O verdadeiro diálogo derruba muros”

“Hoje, ou se aposta na cultura do encontro, ou todos perdem; percorrer a estrada justa torna o caminho fecundo e seguro.” (Papa Francisco)

Em discurso a líderes civis do Brasil, em 2013, o Papa Francisco afirma: “além do humanismo integral, que respeite a cultura original, e da responsabilidade solidária, termino indicando o que tenho como fundamental para enfrentar o presente: o diálogo construtivo.”

Naquela ocasião – e sempre! – Francisco apresenta o diálogo como opção. “O diálogo entre as gerações, o diálogo com o povo, a capacidade de dar e receber, permanecendo abertos à verdade.” Entre pessoas, povos e culturas, o diálogo construtivo gera crescimento. Há que acontecer a dimensão dialogal entre “cultura popular, cultura universitária, cultura juvenil, cultura artística e tecnológica, cultura econômica e cultura familiar e cultura da mídia”, apresenta o Papa. “É impossível imaginar um futuro para a sociedade, sem uma vigorosa contribuição das energias morais numa democracia que evite o risco de ficar fechada na pura lógica da representação dos interesses constituídos.”

Nessa perspectiva, uma pontifícia universidade católica, que pauta sua pastoral a partir do diálogo, pode contribuir para desempenhar seu papel não somente no interior da própria instituição, mas na vida da sociedade.

“Quando os líderes dos diferentes setores me pedem um conselho, a minha resposta é sempre a mesma: diálogo, diálogo, diálogo”, continua Francisco. “A única maneira para uma pessoa, uma família, uma sociedade crescer, a única maneira para fazer avançar a vida dos povos é a cultura do encontro; uma cultura segundo a qual todos têm algo de bom para dar, e todos podem receber em troca algo de bom.”

Em consonância ao apelo de Francisco, o diálogo será uma das dimensões pastorais propostas pela CNBB, ao lado do serviço, anúncio e testemunho. Partindo sempre da práxis libertadora de Jesus. E é assim, alicerçada nessas quatro linhas, que a Pastoral Universitária PUC Minas estrutura seu agir. Sobre o diálogo, lemos em suas diretrizes que o mesmo “se realiza no contexto do pluralismo religioso e cultural da sociedade contemporânea. Esta característica recebe uma atenção toda especial dentro da Universidade, justamente por ser este um lugar onde esta pluralidade se manifesta com clara evidência”.

Nos âmbitos interno e externo a Pastoral Universitária PUC Minas consolida seus espaços criativos de evangelização dialogicamente. Confira abaixo.

Professora Tânia Jordão

Assista o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ALsj_qacc-o