A Virada Profética de Francisco: possibilidades e limites para o futuro da Igreja

Começou nessa segunda-feira, 21 de maio de 2018, em Porto Alegre, o XVIII Simpósio Internacional promovido pelo Instituto Humanitas Unisinos sobre a virada profética de Francisco: possibilidades e limites para o futuro da Igreja no mundo contemporâneo. Este evento visa oferecer uma análise, de forma crítica e com a contribuição de vários olhares e abordagens, os cinco anos do pontificado do Papa Francisco. Outro paradigma encarnado na prática de Francisco indica um novo modo de exercer o ministério petrino que, através de características  específicas , por sua vez, gera impactos não só na vida da Igreja, mas também na sociedade  ao considerarmos os aspectos: sociais, econômicos, (geo) políticos, ecológicos, culturais e  teológicos.

Considerando o Papa Francisco, reconhecemos, depois de 1300 anos, o primeiro a ser eleito como inserido e proveniente do  mundo em desenvolvimento, de um continente marcadamente pobre, sofrido, injusto, da América Latina com suas realidades específicas. É o primeiro Jesuíta que com seu jeito próprio de ser e através de suas iniciativas, reflexões e posicionamentos, têm abordado questões importantes na atualidade.

A abertura oficial do Simpósio foi marcada pela acolhida de todos os presentes, e por uma apresentação cultural feita por jovens que apresentaram músicas típicas da região e outras trazendo alegria, arte, cultura e encanto. Após o instante cultural, a professora doutora Cleusa Maria Andreatta, em nome da comissão organizadora e técnico científica, deu as boas vindas a todos. Ela destacou a importância da pessoa e os paradigmas do Papa Francisco. Para ela, ao escolher o tema do simpósio, A Virada Profética do Papa Francisco, julgou tratar-se da novidade, surpresa e indicações que o tema produz seu significado e desafios. Destacou a entrevista do dia na página do site da Unisinos, em que o entrevistado afirma que a abordagem da virada de Francisco não é apenas profética, isto não seria nada extraordinário, visto que desde a história dos profetas antigos, o exercício do profetismo fazia parte da missão dos mesmos, mas, em se tratando do Papa Francisco, não se trata apenas de uma virada profética, mas messiânica. Há na verdade uma virada paradigmática na forma de conceber a Igreja e a sociedade. Segundo a professora Cleusa: “Desde a sua eleição em 13 de março de 2013 nosso Papa Francisco vem provocando ampla discussões e debates na Igreja e na sociedade. Também provoca debates a partir de seus pronunciamentos e seu envolvimento com questões do mundo de hoje. Então, ao escolhermos essa temática para o Simpósio, nós encontramos na expressão “virada profética”, já utilizada em outros lugares e eventos, uma reflexão desses cinco anos de pontificado, essa virada profética, de fato, e os desafios que representam para nós, que estamos aqui hoje. Não devemos debater esse assunto somente aqui, mas levar adiante essa discussão”. Afirmou.

Também falou aos participantes o padre Geraldo, que representou o Provincial dos Jesuítas no Brasil. Ele destacou a grande contribuição que o simpósio traz para a Igreja e a sociedade. Ao fascinar vários dos seus discípulos, Jesus despertou a muitos ao longo dos séculos, homens e mulheres a anunciar seu evangelho. Esse fascínio que Jesus despertou nos primeiros, precisa despertar também em cada um de nós em relação à missão que hoje nos é confiada para conseguirmos sempre em tudo amar e servir. “Que este Simpósio, cujo tema é a Virada Profética de Francisco, possa auxiliar e colaborar para todos nós, no sentido de que consigamos sempre, em todas as circunstâncias, amar e servir, buscando a paz e o bem.” Disse padre Geraldo aos que estavam presentes no evento.

Na sequencia, o professor e doutor padre Pedro Gilberto Gomes, reitor em exercício, destacou o significado desse simpósio e a razão de ser do próprio IHU: a formação integral da pessoa humana. Formar homens e mulheres para os demais. Este, diz o padre Pedro, é o jeito de fazer pastoral pela Unisinos. Colocar o ser humano em discussão. Falar para os crentes e não crentes. A Unisinos se sente identificada com o trabalho do IHU como missão formativa de homens e mulheres na vida da sociedade. “Formar homens e mulheres para o serviço pastoral, esse é nosso intuito aqui. Nos identificamos com o trabalho do IHU na dimensão pastoral e com esse Simpósio trazemos essa perspectiva ao pensar sobre a virada profética de Francisco. Se nós, da Universidade, não fizermos isso, não vamos nos distinguir de ninguém.” Destacou o reitor da Unisinos, padre Pedro Gilberto Gomes.

Logo após a abertura oficial, foi ministrada a palestra da prof. Dra. Alessandra Smerilli da Pontifícia Facoltà di Scienze Dell’ Educazione Auxilium – Itália e Libera Universitá Maria SS. Assunta – LUMSA – Itália: As grandes tendências econômicas sociais que caracterizam o mundo contemporâneo. A conferência abordou os desafios da sustentabilidade, a crescente desigualdade social, a presença das mulheres e a discriminação no mundo do trabalho, a casa comum (Laudato si) e o uso do dinheiro inadequadamente com suas enormes consequências. Logo após a exposição do respectivo tema, abriu-se o debate, terminando assim o primeiro dia do Simpósio.

Pe. Joel Maria dos Santos

Membro da Equipe Executiva