Perfil contemporâneo do laicato da Arquidiocese de Belo Horizonte

A mentalidade religiosa dos leigos católicos da Arquidiocese de Belo Horizonte no contexto da IV Assembleia do Povo de Deus

“Em virtude da comum dignidade batismal,o fiel leigo é                                                                                                                                                                                                                corresponsável, juntamente com os ministros ordenados                                                                                  e com os religiosos e as religiosas, na missão da Igreja.”

(Christifideles Laici, nº 15).

O Concilio Vaticano II é um marco essencial na explicitação da dignidade do laicato na Igreja. Os cristãos leigos participam direta e intrinsecamente da missão evangelizadora da Igreja, mas nem sempre são percebidos e/ou reconhecidos em sua plena cidadania eclesial.

Conhecer e analisar fenomenologicamente, a partir das manifestações da mentalidade religiosa predominante, os traços característicos do perfil dos leigos em uma Igreja Particular mostra-se muito importante. Tais traços oferecem elementos relevantes que contribuem, substancialmente, para a avaliação crítica e autocrítica dos projetos pastorais e da própria ação evangelizadora utilizada pela Igreja.

Se, por um lado, os leigos participam como agentes da evangelização, por outro, simultaneamente, constituem o grupo eclesial mais exposto às influências, enquanto receptores diretos, dos impactos das ações evangelizadoras aplicadas.

O teólogo Edward Neves M. de B. Guimarães[1] pesquisou e coletou de dados no ano de 2012, ao longo das etapas de concretização da IV Assembleia do Povo de Deus. Ele percebe e descreve cinco perfis distintos no laicato na Arquidiocese de Belo Horizonte. Para cada um desses perfis, ele tece comentários teológicos e aponta pistas pastorais.

[1] O autor é Mestre em Teologia Sistemática pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE). Está implicado diretamente na ação evangelizadora da Igreja na Arquidiocese de Belo Horizonte. Nos últimos anos, vem dedicando atenção especial aos processos de formação do laicato e, de modo específico, participa da formação de coordenadores de catequese e de catequistas no Regional Leste II da CNBB. É membro do Conselho Arquidiocesano de Pastoral, da equipe executiva do Observatório da Evangelização e professor da PUC Minas. Participou, diretamente envolvido, da IV Assembleia do Povo de Deus.