Paróquia Nossa Senhora do Morro: Análise pastoral: Prof. J. Konings

Li o artigo sobre a Paróquia Nossa Senhora do Morro e achei muito interessante. Não tenho como fazer agora uma “análise acadêmica”, mas queria fazer algumas observações:

1 – O texto é muito bom , explica bem a experiência e o espírito das ações evangelizadoras.

2 – É importante porque destaca a origem dos favelados, trazendo consigo suas tradições, que começam a fazer parte do “patrimônio pastoral” (e cultural) da Igreja local.

3 – Existe o perigo de uma atitude negativa em relação a melhoramentos urbanísticos, necessários até por razões ecológicas e de segurança habitacional.

4 – O deslocamento de populações faveladas cria um novo problema pastoral: o da integração dos conjuntos habitacionais, evitando a desintegração daquilo que havia sido cultivado na comunidade favelada. A Igreja local (a Arquidiocese), graças a um planejamento pastoral tanto da antiga como da nova paróquia, deverá cuidar de um acompanhamento adequado “para que nada se perca” (Jo 6,13.).

Prof. J. Konings