O que busca o Observatório?

O anúncio do Evangelho geralmente provoca alegria e encanta o coração, entusiasma e desperta o desejo de vida nova. O encontro com a pessoa de Jesus provoca conversão, busca e cultivo da intimidade com Deus e com o próximo, acolhido na fé como irmão. Por onde passa, o cristianismo tem suscitado formas diversas de comunidades, grupos e movimentos de pessoas irmanadas pela mesma fé. Foi o que despertou o início da Tradição cristã e é, igualmente, o que faz com que ela continue viva e fecunda depois de dois milênios de história e rica variedade de experiências eclesiais e sociais.

A tendência do mundo atual indica que caminhamos para uma realidade social secularizada, com as pessoas vivendo cada vez mais concentradas em complexos aglomerados urbanos, com múltiplas possibilidades de trabalho, comunicação, trânsito, interação e relacionamento, mas também de percepção, contato e aproximação de desigualdades sociopolíticas e econômicas e, portanto, de crescimento de conflitos sociais e religiosos. De um lado, as pessoas vivem, geograficamente, mais próximas, mas, por outro, tornam-se mais individualistas e/ou fechadas em pequenos grupos na convivência social. Se há maior  acumulação de conhecimentos, avanços tecnológicos e intercâmbios culturais, do mesmo modo, há maior percepção dos contrastes sociopolíticos, econômicos e, consequentemente, multiplicação de conflitos e disputas por território e poder ou acesso e participação.

Diversos estudos e pesquisas constatam que o cristianismo, passa por crise profunda. Além de não conseguir, onde finca raízes, criar sociedades pautadas pelos valores humanos que defende, é acusado de tornar-se, frequentemente, mais uma religião ritualista, intimista e de massa, na qual a maioria dos adeptos não se sente participante, vinculada e nem comprometida, horizontalmente, com o cultivo de comunidades fraternas e com a construção da sociedade justa, inclusiva e solidária. Cresce no meio dos jovens, o número daqueles que não se encontram e nem se sentem atraídos pela religião cristã praticada pela própria família.

Será que o cristianismo está caminhando para o seu ocaso?, perguntava, de modo provocativo, o teólogo João Batista Libanio. Acontece que, no presente, como em diversos momentos do passado, surgem lideranças carismáticas, criativas e/ou reformadoras, capazes de voltar às fontes e suscitar novo alvorecer na experiência cristã. Perguntamo-nos, hoje, quais as experiências de evangelização que se mostram significativas, com capacidade de responder aos desafios de ser cristão inseridos na realidade atual?

Aqui o Observatório da Evangelização apresentará, para seu conhecimento e análise, uma série de experiências com pretensão de renovar a vida cristã e/ou responder aos desafios dos sinais do tempo.