Ir para página principal

Juventudes: Espiritualidade… Oração de Taizé

Quando pensamos na necessidade do cultivo da espiritualidade, particularmente em relação às espiritualidades das juventudes, percebemos desde buscas que mesclam todo tipo de encontro transcendental – a pós-moderna espiritualidade líquida (se quisermos usar o conceito de Bauman) – até a espiritualidade libertadora, que norteia vários grupos de PJ (Pastoral da Juventude). O fato é que o imenso vazio das sociedades urbanas atuais acaba por produzir uma busca de um porto seguro, um referente que possa preencher, dar sentido à existência. Ou, quiçá, em todos os tempos tenha havido essa busca e isso mesmo nos faça “humanos”.

No caso das juventudes cristãs,  vários são os grupos que se fecham em um subjetivismo vertical, em orações catárticas, ditas “de adoração” ou “de libertação”, mas que desconhecem que a libertação trazida por Jesus de Nazaré é aquela que transforma a realidade daqueles que sofrem todo tipo de exclusão.

Mas há também jovens ecumênicas/os que se unem em oração a partir da interioridade, do silêncio; cantando refrães meditativos, acolhendo trechos das Escrituras Sagradas, rezando salmos…  Elas e eles refletem sobre a própria realidade e alimentam o espírito, por isso se comprometem com a transformação da sociedade e animam a existência.

O cultivo da vida interior leva, necessariamente, à solidariedade, na perspectiva de Taizé. É sobre essa experiência que dirigiremos nosso olhar neste advento. Neste momento histórico em que a espiritualidade da juventude, por vezes, tem sido relacionada à alienação, é esperançador conhecer jovens que desejam cultivar o ecumenismo, ou seja, se dispõem a ser dialogais em uma sociedade tão polarizada. Acompanhe-nos, nas próximas semanas, nesse encontro pelos caminhos da interioridade, da confiança e da reconciliação.

Professora Tânia Jordão

 

Outras publicações acerca desta observação:

 

https://observatoriodaevangelizacao.wordpress.com/2017/12/04/os-jovens-querem-se-encontrar-com-deus/

https://observatoriodaevangelizacao.wordpress.com/2017/12/05/a-forca-do-silencio/

https://observatoriodaevangelizacao.wordpress.com/2017/12/06/extremismo-x-ecumenismo/