“Eis que, há quatro anos, apareceu um Deus que surpreende. Para o mundo, foi um resplendor repentino, uma extraordinária novidade; para os arqueólogos do sagrado, em vez disso, foi uma surpresa ingrata, um incidente imprevisto, uma ruptura nos regulamentos. Por isso, os mais papistas do que o papa se tornaram, justamente eles, antipapistas. Isso explica a solidão institucional do papa Francisco e a hostilidade com a qual ele é combatido, e é por isso, porque queremos ficar ao seu lado, que estamos reunidos aqui em Assis.”
No Congresso de Assis, com o tema “Como dar futuro à virada profética de Francisco”, realizado em agosto de 2017, Raniero La Valle, jornalista e ex-senador italiano pelo Partido Comunista Italiano, proferiu uma provocante conferência na qual analisa o significado do pontificado do papa Francisco para a Igreja e para o mundo.
No contexto de preparação para o marco dos cinco anos do pontificado de Francisco, vale a pena conferir e deixar-se inquietar:
(ESTE ARTIGO FOI PUBLICADO NO BLOG PESSOAL DE LA VALLE, 08-11-2017, FOI TRADUZIDO E REPUBLICADO POR MOISÉS SBARDELOTTO NO INSTITUTO HUMANITAS DA UNISINOS – IHU, EM 09/11/2017.)
Segue a entrevista na íntegra: