Ir para página principal

O Ministério da Palavra na voz das Mulheres – MPVM

No dia 3/12.2017,, 1º domingo do Advento, o Instituto Humanitas Unisinos – IHU iniciou a publicação de uma série de Vídeos e Textos que fazem parte do programa “Ministério da Palavra na voz das Mulheres”. Trata-se de uma iniciativa do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, que tem como proposta disponibilizar semanalmente, ao longo de todo o ano litúrgico, reflexões sobre a Palavra de Deus na liturgia de cada domingo.

Esta iniciativa nasce do reconhecimento da Palavra de Deus enquanto lugar privilegiado para o encontro com Jesus Cristo e da importância da Liturgia da Palavra nas celebrações dominicais em seu significado litúrgico-catequético-mistagógico, e pretende ser um serviço às comunidades eclesiais que dá atenção especialmente aos seguintes aspectos:

  1. Estas reflexões e comentários podem servir de inspiração para cristãos e cristãs, jovens e adultos que, individualmente e/ou em grupos, como discípulos e discípulas, buscam, na meditação da Palavra de Deus, crescimento na fé e na espiritualidade, conscientes de sua missão de ser sal da terra, luz do mundo, fermento da massa (Cf. Mt, 5,13-16; 13,33).
  2. Estes textos e vídeos podem subsidiar o trabalho de pessoas e equipes engajadas no ministério da palavra (leigas e leigos, religiosas e religiosos, diáconos e sacerdotes) em seu trabalho de preparação das celebrações dominicais. Nesta perspectiva, tem-se em vista o auxílio especialmente ao grande número de comunidades pelo Brasil afora que não contam com a presença de ministros ordenados (cerca de 70% das comunidades da Igreja do Brasil) e que alimentam e celebram a presença de Jesus Cristo sobretudo através das celebrações da Palavra.
  3. Em diversos documentos e contextos da Igreja se discute, hoje, sobre o lugar e o papel das mulheres na vida eclesial. O documento de Aparecida assume, como uma de suas ações pastorais, a promoção “amplo protagonismo das mulheres” . Entretanto, este protagonismo já acontece em diversas formas e modalidades nas comunidades eclesiais do Brasil, e encontra através deste serviço novas expressões e um novo alcance. Todos os textos e vídeos são preparados por mulheres, leigas e religiosas, com formação teológica, bíblica, litúrgica e pastoral. Ao ser proposto e apresentado enquanto ministério exercido por mulheres, este projeto dá visibilidade ao fato de que as mulheres estão presentes e atuantes na Igreja. Ao mesmo tempo, quer incentivar outras mulheres a contribuir para que a “alegria do Evangelho” chegue a todas as comunidades também através das vozes das mulheres.

 

A execução do projeto inicia neste primeiro domingo de advento do Ano Litúrgico B e, além de cobrir todo o período que se estende de 03/12/17 a 25/11/18, tem em vista garantir reflexões e comentários para a liturgia de todo o Ano Litúrgico C (02/12/18 a 24/11/19) e de todo o Ano Litúrgico A ( 01/12/19 a 20/11/20).

Assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=5heHG7nPnzo